sexta-feira, 19 de março de 2010

Nada menos que Brilhante

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/76/Shutterislandposter.jpg

Título: Shutter Island
De: Martin Scorcese
Com: Leonardo DiCaprio, Ben Kingsley, Mark Ruffalo, Michelle Williams

Martin Scorcese é o realizador mais completo da actualidade! Digo isto sem um pingo de dúvida.
Shutter Island, o seu mais recente filme, comprova isso mesmo. O mestre consegue brilhar em qualquer estilo. Seja ele documental (The Last Waltz), seja ele musical (New York, New York) drama (Goodfellas) ou comédia (After Hours), qualquer coisa consegue ser obra-prima nas mãos deste grande senhor. Aposto que se Scorcese fizesse um documentário sobre a vida de Quim Barreiros, esse mesmo documentário seria genial!
Voltando a Shutter Island. Enquanto filme, tem tudo! Tudo o que se possa querer num filme de Scorcese. Cortes rápidos, montagens delirantes, detalhe visual ímpar, ritmo moderado, preparando o espectador para o boom final. A direcção de Scorcese é absolutamente virtuosa, conseguindo retirar de, praticamente todos os actores envolvidos, as suas melhores performances dos últimos 10 anos. Quanto a DiCaprio, esqueça-se The Aviator, ou relegue-se para um 2º lugar duma lista de desempenhos imaginária. Sem dúvida alguma a sua melhor tirada de sempre. A sua duradoura parceria com Scorcese só lhe tem feito bem, ele é hoje o que De Niro foi nos anos 80 e 90. Quanto a Ben Kingsley, de facto, não se via ele brilhar tanto desde Gandhi. Um regresso à boa forma dum grande actor. Mark Ruffalo, que até hoje tem conseguido balançar os seus desempenhos entre o bom e o péssimo(Zodiac e Rumor Has It respectivamente) tem aqui a sua performance mais conseguida, madura e consistente. Quanto a Michelle Williams... a grande surpresa deste filme. Os anos de Dawson's Creek já lá vão e Williams consegue ser magistral no papel mais secundário mas preponderante deste filme.
Enfim, mais uma grande obra dum grande mestre do cinema. Para desfrutar em múltiplos visionamentos.

Overall:4.5/5

Alberto S.


1 comentário:

  1. A trama do filme Ilha do medo parece muito boa, mostra o detetive Teddy Daniels investigando o desaparecimento de uma assassina que fugiu de um hospital psiquiátrico e está supostamente foragida na remota Shutter Island.

    http://escrituraviva.blogspot.com

    ResponderEliminar